segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Prof. Diógenes Barbosa tem participação destacada no II FBIO



Os trabalhos da II FBIO continuaram a todo vapor no campus do IFBA Simões Filho no turno da tarde do dia 19/11/2012. Uma mesa redonda reuniu especialistas no setor de biocombustíveis. Os profissionais fizeram brilhantes apresentações, mediadas pelo professor Msc. Paulo Moura.  
A Inserção do Técnico em Biocombustíveis no Mercado de Trabalho”: esse foi o tópico abordado pelo diretor da empresa Petrobasilar S/A, Luiz Gonzaga do Amaral Andrade, primeiro palestrante da tarde. Andrade destacou a importância social da distribuição da riqueza que vem sendo gerada com a diversificação das novas matrizes energéticas.
Em seguida, Andrade ressaltou a importância de se diminuir o distanciamento entre a escola e a realidade do mercado de trabalho, ou, “o chão da fábrica”, como definiu: “há muitas vagas no mercado de trabalho, mas o que ocorre é que falta preparo nos novos profissionais para assumir esses postos. O Brasil está se abrindo em oportunidades e os jovens têm que tirar máximo proveito dos ensinamentos nas sala-de-aula”, Advertiu.
Depois, foi a vez do gerente da Usina de Biodiesel de Candeias, da Petrobrás combustíveis (Pbio), Luís Henrique Miranda de Albuquerque, tratar do tema: “ A Logística da distribuição: da Planta ao Posto”. Albuquerque explicou que o cenário é promissor para os técnicos em biocombustíveis, mas apontou alguns entraves no processo:
Hoje, a mistura de biocombustíveis ao óleo Diesel é de 5%, mas a perspectiva é de que esse percentual se eleve com o passar do tempo. Para isso, é necessário aumentar o leque de matérias-primas para que o processo produtivo não fique refém das oscilações do mercado”, explicou.
O professor Diógenes Barbosa – do campus de Paulo Afonso – destacou as dificuldades climáticas do Nordeste, com muito sol e poucas chuvas, como um dos motivos da baixa produtividade dos insumos na Região. “O sol é a fonte da vida, se tivéssemos um sistema de irrigação apropriado poderíamos aumentar a produção em até 10 vezes”, ressaltou.
Findas as exposições, a mesa foi aberta para uma rodada de perguntas. Os alunos fizeram questionamentos e tiraram muitas dúvidas, enquanto os palestrantes ofereciam respostas claras e objetivas para cada pergunta. Os trabalhos da tarde prosseguiram com minicursos ministrados simultaneamente em diversas salas do campus. Cada aluno escolhia o tema de seu interesse e se inscrevia, diversificando ainda mais as atividades no primeiro dia da II FBIO.
http://www.simoesfilho.ifba.edu.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário